domingo, 7 de junho de 2009

Corpos e destroços do Airbus já foram transferidos para fragata e seguem rumo a Fernando de Noronha

da Folha Online

Os dois corpos e os objetos resgatados neste sábado pela tripulação da corveta brasileira 'Caboclo' já foram transferidos para a fragata 'Constituição', que navega rumo a um ponto a cerca de 600 quilômetros de Fernando de Noronha, onde os corpos e os destroços serão recolhidos por um helicóptero e levados para o arquipélago. Lá, deverão ser catalogados e depois encaminhados para Recife.

Três peritos e um papiloscopista (responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal chegaram ontem a Pernambuco para ajudar na identificação dos corpos.

A localização dos primeiros corpos de passageiros e objetos do Airbus-330 da Air France, desaparecido no domingo passado após decolar do Rio com destino a Paris (França), foi confirmada pelo coronel Jorge Amaral, subchefe de comunicação da FAB (Força Aérea Brasileira), em coletiva de imprensa na tarde deste sábado.

Não foi divulgado o estado dos corpos. Entre os destroços localizados estão assentos do avião e partes da asa, além de outros itens ainda não especificados.

A operação de busca conta com a colaboração de diversas aeronaves da França e dos Estados Unidos. No entanto, foram aeronaves brasileiras com o auxílio do navio de guerra brasileiro que localizaram, no fim da madrugada e início da manhã deste sábado, uma série de pontos a 849 quilômetros de Fernando de Noronha, distante 69,5 quilômetros a noroeste do local onde a aeronave relatou pane elétrica.

Um Hércules C-130 foi direcionado ao local e confirmou visualmente a presença de objetos na água. Em seguida, a Corveta 'Caboclo' recolheu no local uma poltrona azul e momentos depois encontrou dois corpos, além de vários componentes da aeronave.

Por volta das 11h40, o R-99 da FAB decolou de Fernando de Noronha para continuar a varredura eletrônica e captou, durante a tarde, diversos objetos a oeste da área de onde os corpos foram retirados.

Leme

Reportagem publicada pela Folha informa que uma mensagem automática enviada pelo Airbus mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou.

A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas.

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu no oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira (2) que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

A causa do acidente ainda é desconhecida, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.

Arte/Folha

Nenhum comentário: